Vestas Wind Systems muda para o Big Data Analytics da IBM para energia eólica mais inteligente

Supercomputador "Firestorm" ajudará a maximizar o desempenho de turbinas
PR Newswire
RANDERS, Dinamarca e LAS VEGAS, 25 de outubro de 2011

RANDERS, Dinamarca e LAS VEGAS, 25 de outubro de 2011 /PRNewswire/ -- IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje que a empresa de energia dinamarquesa Vestas Wind Systems utilizará o software de análise de grandes dados da IBM e os poderosos sistemas da IBM para melhorar a colocação de turbinas eólicas para a produção ótima de energia. A colocação de turbinas é um desafio importante para a indústria de energia renovável, e a Vestas espera acelerar a adoção da energia eólica internacionalmente e expande seus negócios para novos mercados superando esse desafio.

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20111024/NY91968)

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20090416/IBMLOGO)

Jornalistas registrados, blogueiros e mídia de transmissão podem fazer o download do rolo-b sobre a Vestas em http://www.thenewsmarket.com/ibm. (registro disponível)

A Vestas está tratando da questão da colocação de turbinas utilizando o software IBM BigInsights e um supercomputador "Firestorm" da IBM para analisar petabytes de dados estruturados e não estruturados como relatórios de clima, fases de maremoto, dados geoespacial e sensores, imagens de satélites, mapas de desflorestamento, e pesquisas de modelos de climas para localizar instalação. A análise, que costumava demorar semanas, pode agora ser feita em menos de uma hora.

"As turbinas da Vestas operam por décadas e clientes demandam saber quanta energia elas produzirão e qual será seu retorno sobre o investimento antes de elas serem instaladas", afirmou Lars Christian Christensen, Vice-Presidente de Localização de Plantas e Previsão de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Vestas. "Usando o software e os sistemas da IBM, agora nós podemos responder a essas questões de modo rápido para identificar novos mercados para energia eólica e ajudar nossos clientes a cumprir agressivas metas de energia renovável."

No processo de colocação, uma vez que a turbina é operacional, os engenheiros da Vestas utilizarão o novo software e o supercomputador para prever seu desempenho, analisar como cada lâmina reage a mudanças de temperatura, e determinar os melhores tempos para programar manutenção. A empresa espera analisar conjuntos de dados de clima ainda mais diversificados e maiores alcançando mais de 20 petabytes ao longo dos próximos quatro anos.

Se as empresas de energia não instalarem turbinas eólicas nos locais corretos, elas não podem produzir eletricidade suficiente para justificar investimentos em energia eólica e manter baixos os custos de eletricidade. Os principais fatores para colocação apropriada das turbinas incluem turbulência e direção do vento, e considerações de espaço, ecológicas e estéticas.

Com as notícias de hoje, a Vestas utilizará a expertise de análise da IBM para seu Departamento de Colocação de Planta e Previsão na Dinamarca, onde os engenheiros da empresa projetam as tecnologias eólicas de próxima geração para clientes. No departamento, a IBM fornecerá à empresa acesso para uma equipe de especialistas de projetos de análise de grandes dados, com suporte técnico 24 horas por dia 7 dias por semana, e acesso virtual ao laboratório de desenvolvimento de grandes dados da IBM no Vale do Silício para explorar novas formas de aplicar dados analíticos à energia eólica.

"A Vestas mostra como grandes organizações podem utilizar análises de grandes dados e computadores ainda mais poderosos para tomar decisões comerciais mais inteligentes que podem acelerar substancialmente o crescimento enquanto enfrenta algumas das questões de maior pressão do mundo", afirmou Arvind Krishna, Gerente Geral, Administração de Informações da IBM. "A capacidade de nossos clientes para obter insights de qualquer dado, independente de que tipo ele é, qual a velocidade com que ele se movimenta, ou de onde ele vem, tem o potencial para transformar indústrias inteiras."

A American Wind Association informa que se os Estados Unidos podem aumentar sua capacidade de energia eólica em 20 por cento até 2030, o país pode reduzir emissões de gás de efeito estufa em 7.600 toneladas de CO2, reduzir o consumo de água no setor elétrico em 4 trilhões de galões, e reduzir a demanda do consumidor de gás natural em 12 por cento.

Na Europa, as histórias de sucesso iniciais estão gerando nova demanda de tecnologias que possam acelerar a entrega e colocação de usinas eólicas. A German Association of Energy and Utilities recentemente informou que o país estabeleceu um novo recorde durante o primeiro semestre de 2011 com 20,8 por cento da produção de energia do país vindo de fontes renováveis como o vento. A Nova Zelândia adotou uma estratégia de energia agressiva este ano que tem como meta que 90 por cento de sua eletricidade seja gerada por recursos renováveis como o vento.

O software InfoSphere BigInsights da IBM é o resultado de um esforço de quatro anos de mais de 200 cientistas de Pesquisa da IBM e roda com base na tecnologia de fonte aberta, Apache Hadoop. O software oferece uma estrutura para processamento paralelo de larga escala e armazenamento expansível para terabytes e petabytes de dados mais a capacidade de permitir cenários hipotéticos com seu componente BigSheets. O BigInsights é parte da plataforma de software de Big Data da IBM, que inclui o software InfoSphere Streams que analisa dados vindos em uma organização e em tempo real e os monitora quanto a todas as mudanças que possam significar um novo padrão ou tendência.

A Vestas está rodando o software BigInsights em 1.222 servidores System x iDataPlex conectados, otimizados pela carga de trabalho que configuram o Firestorm e são capazes de 150 trilhões de cálculos por segundo – equivalente a 30 milhões de cálculos por cidadão dinamarquês por segundo. O Firestorm é o no. 53 na lista de Top500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo e o terceiro maior sistema comercial na lista. O novo supercomputador da IBM substitui um sistema da HP que era menos poderoso e não era tão eficiente em energia.

A Vestas é a líder mundial em fornecimento de sistemas de geração eólica de alta tecnologia. Desde 1979, a empresa forneceu mais de 44.500 turbinas eólicas em 67 países e hoje emprega mais de 21.000 pessoas. A Vestas vendeu sua primeira turbina eólica para a América do Norte em 1981 e desde então forneceu mais de 11.000 turbinas para os Estados Unidos e Canadá. A sede de vendas canadense da empresa é em Toronto, a sede norte-americana em Portland, Oregon, e sua sede global está localizada em Randers, Dinamarca.

Para mais informações sobre a Vestas incluindo imagens e vídeo, visite www.vestas.com.
Para mais informações sobre a plataforma de software Big Data da IBM, visite: http://www.ibm.com/software/data/bigdata.
Para mais informações sobre os sistemas de computação de alto desempenho da IBM, visite: http://www-03.ibm.com/systems/deepcomputing/.
Para mais informações sobre o software de Gestão de Dados Analíticos Comerciais e Informações da IBM, visite o kit de imprensa online: www.ibm.com/press/IOD2011.
Siga a IBM e Dados Analíticos e Informações no Twitter #baforum.
Canal de Dados Analíticos do YouTube da IBM: http://www.youtube.com/user/ibmbusinessanalytics.

Contato:
Sean Tetpon
IBM
914-474-5508
stetpon@us.ibm.com

Carsten Gronning
IBM Dinamarca
45-452-33516
CGR@dk.ibm.com

FONTE  IBM

FONTE IBM

Web Site: http://www.ibm.com