Novo laboratório de pesquisas IBM será aberto no Brasil

PR Newswire
SÃO PAULO

A IBM e o governo do Brasil anunciaram hoje a abertura de um novo laboratório de pesquisas no Brasil: o IBM Research - Brasil, um centro de pesquisas que visa desenvolver tecnologia para um planeta mais inteligente.

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20090416/IBMLOGO )

Os funcionários do laboratório darão início às operações imediatamente nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro. A IBM trabalhará com os governos locais para determinar onde serão as futuras instalações do IBM Research - Brasil.

O IBM Research - Brasil é o nono laboratório global de pesquisas da IBM. Ele é também o primeiro laboratório de pesquisas da IBM na América do Sul e o primeiro a ser criado pela empresa em 12 anos.

Durante os próximos anos, o laboratório deverá contar com mais de 100 pesquisadores de categoria mundial. Esses especialistas serão acrescentados à equipe de aproximadamente 3.000 pesquisadores IBM, em oito laboratórios localizados em seis países atualmente. O novo laboratório será integrado às organizações mundiais de pesquisas e desenvolvimento da IBM para aperfeiçoar a descoberta científica e aplicar os resultados para solucionar os maiores problemas do planeta.

"O IBM Research trata de alguns dos mais significativos problemas dos nossos tempos descobrindo como a ciência e a tecnologia podem melhorar a maneira como o mundo funciona", disse o Dr. John E. Kelly III, vice-presidente sênior da IBM e diretor do IBM Research. "A abundância do Brasil em recursos naturais e talento técnico apresenta oportunidades únicas de pesquisas e capacidade de implementá-las para solucionar problemas cada vez mais importantes. O novo laboratório também oferece aos cientistas da IBM a oportunidade de ampliarem as suas colaborações com universidades, organizações do governo e empresas no Brasil e em toda a América Latina".

"A escolha do Brasil para a instalação do laboratório é uma demonstração de que as nossas perspectivas a médio e longo prazo são bastante promissoras como resultado de um esforço coordenado que nos permitiu alcançar uma grande solidez econômica e institucional", disse Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. "Este cenário dá a uma empresa como a IBM a garantia e confiança necessárias para ampliar as suas atividades em nosso país".

As pesquisas realizadas no novo laboratório do Brasil irão focar no seguinte:

-- Descoberta, exploração e logísticas mais inteligentes dos recursos naturais nos setores de petróleo e gás, dedicando-se à sustentabilidade e segurança da indústria de recursos.

-- Dispositivos mais inteligentes que podem ser criados usando avanços em semicondutores que têm como foco construir um planeta mais inteligente. O laboratório será um centro de colaboração e inovação para empresas brasileiras e globais nas áreas de desenvolvimento e implementação desses avanços.

-- "Sistemas humanos" mais inteligentes, com ênfase em eventos de grande escala. Os pesquisadores do laboratório no Brasil trabalharão para criarem e implementarem inovações que serão usadas em grandes eventos esportivos que o Brasil irá sediar, incluindo a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

No futuro, outras áreas de possíveis pesquisas a serem realizadas no laboratório podem incluir: transportes, cuidados da saúde e agricultura mais inteligentes e as tecnologias de informação necessárias, incluindo supercomputação, que oferecerão suporte para essas indústrias.

O ministro das Ciências e Tecnologia, Sergio Rezende, descreveu a iniciativa da IBM como "o reconhecimento da excelência que o Brasil conseguiu com o seu progresso em ciências e tecnologia e na qualidade dos seus recursos humanos, reforçando a nossa habilidade de executarmos projetos científicos e técnicos de categoria mundial". Para ele, a decisão da empresa "é consequência de um esforço contínuo no desenvolvimento de recursos humanos especializados e na promoção de atividades de pesquisas, desenvolvimento e inovação, consolidados pela articulação entre Políticas de Desenvolvimento Produtivas e Planos de Ação das Ciências, Tecnologia e Inovação. O Brasil irá se beneficiar substancialmente por ter sido escolhido pelo IBM Research, que é reconhecido como uma das instituições científicas e tecnológicas mais importantes do mundo".

"A escolha do Brasil para o mais novo IBM Research Lab é um reflexo da grande oportunidade de crescimento que temos visto aqui", disse Ricardo Pelegrini, gerente-geral da IBM Brasil. "A IBM acredita que a tecnologia é uma ferramenta importante para ajudar no crescimento do país e no desenvolvimento da nossa sociedade. Estamos orgulhosos de vermos a nossa empresa, no ano em que celebrará 93 anos no Brasil, investindo mais ainda, criando oportunidades e desenvolvendo novas tecnologias em benefício do Brasil e do mundo".

  Sobre a IBM
  Para mais informações, favor acessar http://www.ibm.com/smarterplanet 

  Contato:
  Jenny Galitz McTighe
  Relações com a Mídia da IBM
  914-945-1016
  galitz@us.ibm.com

SOURCE: IBM

CONTATO: Jenny Galitz McTighe de Relações com a Mídia da IBM, +1-914-945-
1016, galitz@us.ibm.com