Interior of Astellas Brazil’s office, where teams develop innovative therapies with integrity and patient-first focus.

Brazil news

Astellas is committed to providing timely and accurate information about our business, science and products. This section offers local resources for investors, journalists and media professionals. Global news and resources can be viewed here. If you are not an investor or journalist, click here.

ANS abre Consulta Pública para avaliação da incorporação da enzalutamida para tratamento de Câncer de Próstata
Nov 13, 2024

Sociedade pode contribuir com a discussão até 27/11

São Paulo, novembro de 2024 - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu a Consulta Pública (CP) nº 143 para avaliar a inclusão da enzalutamida em monoterapia e da enzalutamida em combinação com leuprorrelina no Rol de cobertura dos planos de saúde para o tratamento do câncer de próstata hormônio sensível não-metastático em recorrência bioquímica de alto risco. O medicamento já é incorporado para o tratamento do câncer de próstata nos cenários: sensível à castração metastático, câncer de próstata metastático resistente à castração; câncer de próstata metastático resistente à castração que tenham recebido quimioterapia e câncer de próstata não metastático resistente à castração.

A CP nº 143 vai receber contribuições do dia 8/11 até o dia 27/11, por meio do site da ANS e qualquer pessoa pode participar. A contribuição oferecerá aos cidadãos a oportunidade de participarem do processo de avaliação da inclusão do medicamento nos planos de saúde, compartilhando suas opiniões e fazendo recomendações.

Câncer de Próstata
Estima-se que 71.730 homens serão diagnosticados com câncer de próstata no Brasil entre 2023 e 2025, o que equivale a um risco de 67,86 novos casos a cada 100 mil homens1.  O câncer de próstata sensível à castração não metastático com recidiva bioquímica de alto risco é uma fase que surge após o tratamento da doença localizada (cirurgia e/ou radioterapia). Nesse estágio, há um novo aumento dos níveis de antígeno prostático específico (PSA) no sangue, sugerindo possíveis sinais de retorno da doença2. 

A Importância da Consulta Pública
Consultas Públicas são discussões de temas relevantes que contam com a participação da sociedade, onde o poder público, neste caso, a ANS, busca auxílios consultivos para o processo de tomada de decisão de forma transparente e democrática3. A Consulta Pública conta com a participação de cidadãos, de setores especializados da sociedade, como médicos e outros profissionais da saúde, sociedades científicas, entidades profissionais, universidades, institutos de pesquisa e representações do setor regulado3.

Como participar da Consulta Pública?
Para contribuir, acesse o formulário da Consulta Pública nº 143 no link a seguir: https://licitacoes.apps.sa-1a.mendixcloud.com/link/ConsultasPublicas. Na seção "Consultas Públicas Vigentes", escolha o número 143 e clique em “Participar”. Em seguida, clique em “Consulta Pública nº 143 – Contribua agora”, preencha os dados de contato e selecione a UAT-143 enzalutamida em combinação com leuprorrelina. Selecione a opção de preferência no campo "Opinião". Antes de concluir, insira sua justificativa e comentário. Por fim, envie para avaliação. Repita o processo para dar sua opinião sobre a enzalutamida em monoterapia, selecionando desta vez UAT-142. 

Sobre Astellas Farma Brasil
Astellas Farma Brasil, uma afiliada da Astellas Pharma Inc., localizada em Tóquio, no Japão, é uma empresa farmacêutica dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo através daprovisão de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. A Astellas Farma Brasil se concentra em Urologia, Oncologia, Onco-hematologia, Imunologia e Doenças Infecciosas como principais áreas terapêuticas. A Astellas está na linha de frente da mudança na saúde para transformar ciência inovadora em valor para os pacientes. Para mais informações sobre Astellas Farma Brasil, visite: www.astellas.com/br

 

Referências: 

1. INCA. Estimativa 2023 - Incidência do Câncer no Brasil. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa-2023.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. 

2. Freedland SJ, et al. JAMA. 2005;294:433-439 

3. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Consultas públicas. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-da-sociedade/consultas-publicas. Acesso em: 17 set. 2024.